Telefones de Contato:
(54) 3441-9500
(54) 3441-9530
Institucional

Um pouco da História da Congregação das Irmãs de São José e sua missão no Município de Veranópolis: 

A Congregação das Irmãs de São José nasceu no século XVII, em 1650, numa pequena cidade chamada Le Puy, na França. 
O Fundador, Pe. Jean Pierre Médaille, jovem sacerdote jesuíta, missionário, nesta época, percorria a França na missão da catequese e evangelização do povo. 
Em suas viagens missionárias, constatou os terríveis efeitos de quase um século de guerras civis e religiosas que a França viveu. Órfãos, viúvas, pobres, doentes, abandonados e muita desunião entre as pessoas e entre as famílias tocaram o coração do missionário. 
Pe. Médaille encontrou moças e viúvas sensíveis ao sofrimento do povo e também desejosas de consagrar-se a Deus servindo o próximo. Inicia pequenas comunidades com uma proposta de vivência do Evangelho e, ao mesmo tempo, com um comprometimento com os pobres. 
Confia a elas um Projeto de Vida, nascendo desta forma, a Congregação das Irmãs de São José, reconhecida oficialmente pela Igreja, em 1650. 
Sua missão: Viver e trabalhar para construir a Unidade – realizar a união das pessoas entre si e com Deus.
As Irmãs são colocadas sob a proteção de São José, nome dado à Congregação. 
A expansão foi rápida. O número de Irmãs crescia e as comunidades se multiplicavam. A Revolução Francesa encontrou as Irmãs presentes pelo País e martirizou cinco delas, obrigando as comunidades a se dispersarem. Passada a Revolução, aos poucos, as Irmãs foram retomando a missão com entusiasmo. 
Da França, respondendo aos apelos missionários, as Irmãs de São José foram se espalhando pelo mundo todo. Hoje, estão presentes em 48 Países e têm quase 20 mil membros. 
No Brasil, as Irmãs de São José chegaram em São Paulo, em 1858; no Paraná, em 1896 e no Rio Grande do Sul (Garibaldi), em 1898. Graças à sua eficiência e cordialidade, a expansão também foi rápida, marcando presença em Escolas, Hospitais, Asilos, Creches, Paróquias, Comunidades Eclesiais de Base, junto a todo o povo de Deus, sem distinção de credo, cor ou raça. 
Hoje, estão presentes em 12 Estados do Brasil.
Presença das Irmãs de São José em Veranópolis

Na Educação
Em 29 de Janeiro de 1917, as Irmãs de São José chegaram em Alfredo Chaves, hoje, Veranópolis, respondendo ao pedido do vigário, Frei Luiz de La Vernaz, para assumir a educação das jovens veranenses. Iniciaram suas atividades docentes numa pequena casa de madeira, com a denominação de “Escola São José” que deu origem à Escola Regina Coeli. 

No Hospital Del Prete
Em 4 de Novembro de 1934, três Irmãs de São José foram enviadas a assumir a Direção do Hospital Del Prete. Empenharam-se no alívio do sofrimento dos doentes e na recuperação da saúde.
No início, as condições eram precárias, mas as corajosas enfermeiras se dedicaram sem reservas aos pacientes que lá buscavam seu tratamento de saúde. A competência do Dr. Ivo Sasso e a compreensão dos proprietários introduziram melhoramentos no Hospital, tornando-se em breve, uma das melhores Casas de Saúde, na região. 
Durante muitos anos, as Irmãs exerceram seu apostolado neste Hospital, deixando esta comunidade em 1968. No entanto, até 1978, as Irmãs continuaram atendendo no hospital, mesmo residindo no Regina Coeli.

No Hospital Nossa Senhora de Lourdes
O Hospital Nossa Senhora de Lourdes foi fundado em 1940. A pedido insistente das famílias, do Vigário Frei Alberto Stavinski e do Diretor técnico Dr. Américo Herlinger, as Irmãs de São José assumem, em 1942, o atendimento aos pacientes nele internados, prestando serviço de enfermagem e de assistência religiosa. 
Em 12 de novembro de 1949, estabeleceu-se nas dependências do hospital uma comunidade formada por 4 Irmãs. Em 1962, o Hospital foi adquirido pela Congregação. 
As Irmãs sempre trabalharam ao lado de médicos competentes para a recuperação da saúde, tanto no serviço hospitalar como no ambulatorial, não deixando nunca de lado o atendimento espiritual aos doentes e suas famílias. 

Na Clínica Nossa Senhora de Lourdes

Inaugurada em 04 de Abril de 2003, a Clínica Nossa Senhora de Lourdes dá seguimento à missão das Irmãs de São José na promoção da saúde e defesa da vida, oferecendo à comunidade veranense e região serviços de Assistência e atendimento Ambulatorial. Dispõe dos seguintes recursos: Bloco Cirúrgico, Ambulatório, Consultórios Médicos, Farmácia, Laboratório de Análises Clínicas, Serviços de Fisioterapia e Massoterapia. Para isso, conta com uma equipe especializada de profissionais qualificados de acordo com os serviços oferecidos. 

NOSSA MISSÃO

Ser elo de Unidade com as pessoas e com Deus, pela qualidade de nossa presença-serviço à Comunidade, na promoção da saúde e defesa da vida. 

FINALIDADE

Promoção da saúde e do bem estar das pessoas, através dos serviços oferecidos na Clínica Nossa Senhora de Lourdes. 

PRINCÍPIOS

* Humanização
Valorização plena da pessoa através de um atendimento personalizado, respeitoso, cordial e acolhedor. 

* Ética
Respeito à vida, à dignidade e aos direitos do ser humano em todas as etapas de sua vida, em todas as ações e nas relações que estabelece. 

* Fé cristã
Cultivo de valores embasados na fé cristã, respeitando a opção religiosa de cada pessoa. 

* Organização
Corresponsabilidade pela vida e pelo auto-sustento da Instituição.

* Responsabilidade social
Comprometimento solidário com os programas sociais e de cidadania, na promoção da vida. 

* Responsabilidade ambiental
Cuidado e compromisso com o meio ambiente e atitude consciente de preservação dos recursos naturais. 

* Socialização do conhecimento
Comprometimento com a capacitação técnica e humana das pessoas, compartilhando conhecimentos e experiências. 

* Solidariedade
Atitude permanente de ajuda ao próximo, no sentir e no agir.

ENDEREÇO:
Av. Júlio de Castilhos, 784
Centro - Veranópolis - RS
CEP 95330-000
POSTOS DE COLETA:
Cotiporã/RS
Praça Mauricio Cardoso, 120.

Fagundes Varela/RS
Rua Sul Brasil, 34
CONTATO:
(54) 3441-9500
(54) 3441-9530
© 2019Clínica Nossa Senhora de Lourdes