Mensagens de Vida

ENDEREÇO:
Av. Júlio de Castilhos, 784
Centro - Veranópolis - RS
CEP 95330-000
CONTATO:
administracao@clinicansl.com.br
(54) 3441-9500
(54) 3441-9530
Dicas de Saúde
A história da massoterapia e sua importância para os dias de hoje

O nascimento da massagem é tão antigo quanto à própria origem do ser humano e talvez, a forma mais primitiva e intuitiva de tratar. A origem da palavra massagem vem do grego antigo que, traduzido, significa “amassar”. Mais do que simplesmente amassar, as técnicas descritas ao longo de vários milênios, têm por objetivo reequilibrar o funcionamento do corpo e reestabelecer o bem estar físico, psíquico e emocional.

Ao longo de milênios, cada cultura antiga desenvolveu seu próprio estilo de massagem, com base na sua cultura. Algumas destas técnicas ainda resistem com o passar do tempo e podem ser aprendidas ainda hoje. Mas ainda assim, a massagem não estacionou no tempo e novas técnicas surgem atualmente.

Dentre as técnicas encontramos o Shiatsu, a Ayurvédica, o Tui Na, o An Mo, a Shantala, o Do In, o Zu Dao, o Nuad Phaen Boran ou Thai Massage, o LomiLomi, o Ban Fa decorrentes das Medicinas Tradicionais, a Massagem Sueca ou Massagem Clássica, a Drenagem Linfática Manual, a Quiropraxia, a Massagem Desportiva, a QuickMassage, dentre outras. Algumas destas técnicas são milenares, outras datam do século XIX. Várias surgiram mais recentemente ou foram aprimoradas de técnicas antigas com os avanços da ciência médica, mas mostram como a preocupação com a saúde e a utilização da massagem é antiga e, mesmo hoje, muito difundida no mundo.

Os benefícios das diversas técnicas de massagem são amplamente divulgados e vão para além do simples relaxamento muscular. As massagens beneficiam o tecido conectivo e favorecem as suas funções estruturais. Além disto, mobiliza o sistêma linfático e vascular periférico, melhorando a circulação e prevenindo alterações de vasos, ativa, reestabelece e movimenta articulações e, em alguns casos, realinha estas estruturas, para que não haja desgaste e disfunção articular, alivia a dor, reestabelece o funcionamento de orgãos e visceras, promove relaxamento profundo, libera as tensões fisicas e mentais. No caso das massagens orientais, existe também a busca pelo reequilibrio energético, visando reestabelecer o fluxo correto da energia pelo corpo.

Mas para que isto seja feito de forma adequada é necessário que a técnica correta seja empregada, ou seja, para cada um destes objetivos existe uma massagem que se encaixa melhor. A escolha apropriada faz com que o resultado final seja o desejado.

Por este motivo, cada vez mais, existe a busca pelo conhecimento mais amplo da massagem e das relações de saúde e doença que afligem o corpo humano. Sendo assim, começa a se destacar o profissional massoterapeuta, que converge na sua formação os conhecimentos sobre a fisiologia e patologia humana e diferenciadas técnicas de tratamento, através das massagens, com o objetivo de reestabelecer a saúde do paciente.

Mais que a aplicação de uma única técnica, o massoterapeuta tem por objetivo, atuar promovendo a saúde e o bem estar do ser humano, combinando diferentes massagens, que são escolhidas de acordo com o que o paciente necessita, após a avaliação dos seus sinais e sintomas.

Desta forma, o paciente tem um atendimento personalizado e a técnica de massagem aplicada será a mais adequada para a situação que este apresenta. O resultado do tratamento é potencializado uma vez que, não existe a necessidade de adaptar a técnica de massagem que o terapeuta conhece, mas sim, utilizar a melhor técnica para cada caso.

Texto: Luiz Cláudio Coordenador Acadêmico INCISA|IMAM – Ciências Orientais

Galeria de fotos

ENDEREÇO:
Av. Júlio de Castilhos, 784
Centro - Veranópolis - RS
CEP 95330-000
CONTATO:
administracao@clinicansl.com.br
54) 3441-9500
54) 3441-9530
© 2017Clínica Nossa Senhora de Lourdes